Vencedor do primeiro lugar para o Technology Center em Bolonha, o escritório gmp Architekten converteu um edifício de origem industrial em um moderno parque tecnológico.
Com uma área de cerca de 110.000 m², o centro é formado por um hall de exibição, laboratórios, escritórios, um centro de viveiros para pesquisas afiliadas à universidade, comodidades de ensino como halls de leitura e institutos universitários. Também haverá lugares para conferências incluindo hotel e áreas de serviço como lojas, uma enfermaria que funciona durante o dia, restaurantes e refeitórios a serem feitos na antiga central de energia.
As instalações da fábrica do antigo monopólio de tabaco projetadas pelo famoso engenheiro e arquiteto italiano Pier Luigi Nervi são cuidadosamente modernizadas e convertidas para novas funções. As novas edificações carregam a assinatura dos edifícios listados e datados dos anos 40 do último século, ainda que na forma moderna.
Da estrada que leva à saída da cidade, o complexo será facilmente reconhecido pelo seu elemento marcante, a chaminé redesenhada que camufla perfeitamente com o ambiente urbano.
O complexo de edificações é disposto ao redor de uma praça central na imponente central de energia. Isso cria quatro avenidas de acesso que podem ser construídas flexivelmente em quatro diferentes fases.
Os prédios existentes foram modificados para melhorar a conservação de energia e a resistência a terremotos, além de serem restaurados no seu contorno e no esquema de cores em relação à sua antiga estética. O esquema de cores continuará nos novos edifícios, contrastados pela central de energia com sua alta chaminé vermelha em tijolos de Bolonha.